quarta-feira, 25 de julho de 2012

O Mate do Louco (Xeques Mates Famosos)



Após estudarmos os Xeques Mates Básicos (xeques mates com poucas peças no tabuleiro) vamos agora nos dedicar aos xeques mates mais conhecidos, xeques mates famosos que podemos encontrar no decorrer de uma partida.

O primeiro da lista é o mais simples de todos e é conhecido pelo nome de MATE DO LOUCO.

O Mate do Louco é o xeque mate mais rápido que se pode dar partindo da posição inicial das peças sobre o tabuleiro. O nome deste xeque mate, por dedução, está no fato de que somente um “louco” pode jogar e deixar-se dar mate desta forma.

Vejamos a sequencia de lances que chega ao Mate do Louco:

1.f3 e5 2.g4?? Dh4++ (ver diagrama abaixo)


Conforme podemos ver, a Dama negra, com toda a ajuda possível das brancas, dá um xeque mate em apenas dois lances! Na posição final, o Rei branco não tem escapatória, pois nenhuma peça ou peão pode capturar a Dama negra; nenhuma peça ou peão pode ocupar a casa “f2” colocando-se entre a Dama negra e o Rei branco e a única casa de fuga do Rei branco, a casa “f2” está sob o ataque da Dama negra.

A conclusão óbvia, após examinar a sequencia de jogadas que conduz ao xeque mate, é que, desde o inicio da partida é imprescindível prestar atenção às possíveis respostas do adversário e seguir os princípios básicos de uma boa abertura. Note que nenhuma das jogadas realizadas pelas brancas teve o objetivo de dominar o centro do tabuleiro e tampouco facilitar o desenvolvimento das peças (veja o artigo Conceitos de Desenvolvimento e Centro => http://aulasdexadrez.blogspot.com.br/2009/05/conceitos-de-desenvolvimento-e-centro.html).

Qualquer enxadrista medianamente preparado percebe que a jogada 2.g4?? bloqueia o movimento posterior das peças brancas e, o pior, deixa a casa “h4” à mercê das negras permitindo o xeque mate com a Dama.

Nenhum comentário: